sábado, 12 de dezembro de 2009

4 IMAGINAÇÃO

Para exercitar a imaginação e criar algo, é preciso ter acesso à base de conhecimento preexistente, mas não é necessário ater-se a ela. É necessário pensar o novo sem idolatrar o passado e superar a ideia de competir, para realizar o potencial latente dentro de si.

Para usar bem a imaginação, é desejável conhecer a história que nos trouxe ao presente, bem como as principais teorias e convicções pelas quais temos agido. Isso implica buscar o conhecimento, mas não apegar-se a ele de forma dogmática, uma vez que todos os sistemas de pensamento se mostraram imperfeitos ou, eventualmente, totalmente errados. Portanto, é preciso libertar-se de idéias preconcebidas.

Einstein usou a imaginação quando, a partir de sólidos conhecimentos acerca dos avanços científicos, lançou-se a conjeturar o que aconteceria se, por exemplo, cavalgasse na extremidade de um raio de luz. Ele captou uma nova perspectiva da realidde, a qual lhe permitiu formular novas teorias sobre o real. Segundo Einstein, a imaginação é mais importante do que o conhecimento. É evidente que, após imaginar algo, é necessário agir para provar ou criar o algo imaginado, sem dar muita atenção àqueles que dizem que não será possível consegui-lo.

O exercício da imaginação, porém, nem sempre será capaz de produzir soluções imediatas para todos os problemas. Há momentos em que até parece conveniente que as coisas permaneçam da maneira que estão. O momento atual, no entanto, nos incita e nos obriga a pensar criativamente, dando asas à imaginação.

Júlio Verne imaginou o futuro em seus romances, e o que parecia sonho tornou-se realidade. Leonardo da Vinci deu outros exmplos significativos, vislumbrando formas de pensar que se revelaram extemporâneas. Foi a imaginação, aliada ao conhecimento das leis da natureza, que permitiu a Thomas Edison tantas invenções e aperfeiçoamentos notáveis.

Veja este exemplo do mundo dos negócios. O tamagotchi, brinquedo lançado pela empresa japonesa Bandai, superou todas as expectativas de vendas. O jornal Finantial Times, de 6/3/97, assim o descreveu: O ovo de plástico tem uma telinha de cristal líquido na qual um pintinho nasce. Apertam-se botões para alimentar o filhote, limpá-lo e brincar com ele. Se está chateado, com fome ou superalimentado, emite um barulho estridente, mesmo no meio da noite: vira um homem velho e irritável e morre. Se for bem cuidado, agita as pernas, cacareja, e vive feliz por cerca de dez dias. Haja imaginação!

Nem sempre haverá necessidade de se produzir algo totalmente novo. Muito sucesso pode ser obtido a partir de formas e funções preexistentes, adaptando-as a novas situações. Este foi o caso da McDonald's, que adaptou a linha de montagem industrial à produção de sanduíches. Copiar e aperfeiçoar foi, segundo Sam Walton, o segredo que lhe permitiu criar a Wall Mart e atingir os 50 bilhões de faturamento em 1993.

O importante é visualizar, sem restrições de qualquer natureza, soluções originais ou adaptações de soluções já testadas a situações novas.

Exercite a sua imaginação:

. Que soluções você daria para o desemprego gerado pelo avanço tecnológico?
. Como você resolveria o problemas da miséria?
. Que produto ou serviço você compraria, caso existisse? Por que não criar esse produto e testá-lo?
. Imagine-se no futuro, administrando um negócio bem-sucedido. Que negócio seria?
. Visualize as características de um novo produto, dentro de sua especialidade, que lhe trouxesse vantagem competivia imediata em relação aos concorrentes.
. Pense em outras coisas em que nunca pensou antes.

Cuidado, o perigo de se acreditar em algo, - e agir -, é que o sonho pode tornar-se realidade!

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