terça-feira, 8 de dezembro de 2009

2 A LEITURA COMO PESQUISA

Ler é um pré-requisito para se pesquisar, aprender e escrever bem. Porém, constuma-se passar pelos bancos escolares, do ensino superior à pós-graduação, sem que se aprenda a dominar as habilidades necessárias em leitura de alto nível. Esta foi a constatação de Mortimer e Van Doren, autores de Como Ler um Livro. O roteiro a seguir, compilado a partir das sugestões desses autores, representa a essência da leitura como pesquisa. Lembre-se de que, num sentido mais amplo, as organizações bem-sucedidas, os concorrentes, a Internet e as pessoas em geral, são capítulos do grande livro - o mundo -, que contém as informações de que você precisa.

1 Faça uma leitura superficial, ou prospectiva.
Leia os dados da capa, contracapa, orelhas e sumário. Quando houver, leia os resumos dos pontos principais. Dê uma olhada nas figuras e suas legendas. Leia, aleatoriamente, um ou outro parágrafo, principalmente aqueles que introduzem os caítulos. Leia as primerias páginas da introdução e a conclusão. Leia um ou outro capítulo que lhe chamou a atenção, marcando os seus pontos-chave. Dê uma olhada superficial nos demais capítulos.

Se o objetivo for apenas manter-se bem informado, fazer uma pré-seleção bibliográfica para aprofundamento posterior, ou realizar uma pesquisa genérica de novas idéias, a leitura superficial será suficiente.

2 Se necessário, faça uma leitura aprofundada, ou analítica, das fontes de informção pre-selecionadas.
Leia em detalhe, procurando compreender o que etá sendo transmitido, sem fazer questionamentos. Esta etapa equivale a ouvir o autor. Ai, então, faça seus comentários, discordando ou aceitando. Use a sua experiência e outras informações sobre o tema.

3 Sintetize.
Extraia do texto os conceitos e informações principais, de acordo com a finalidade da leitura. Organize-os no formato de uma árvore, estruturada por níveis, cuja raiz é o tema principal e cujos galhos são os temas secundários. Se tiver facilidade, faça desenhos esquemáticos, que ajudam na fixação das informações em sua memória visual. Esse material é precioso, devendo ser guardado para consultas posteriores, como um mapa.

4 Compare e reinterprete, quando necessário.
Ao consultar várias fontes sobre o mesmo tema, verifique as particularidades dos conceitos apresentados. Para comparar autores diferentes, crie conceitos neutros e imponha-os, como se cada autor, individualmente, pudesse aceitá-los como seu. A partir dai, dscubra os pontos de concordância e discordância entre os diversos autores. Faça, então, uma nova síntese do tema, que poderá ser totalmente diferente das sínteses feitas para cada autor. A esta altura, você poderá ter criado um novo ponto de vista sobre o tema, elaborando o seu próprio modelo interpretativo. O seu modelo, alás, poderá ser melhor do que todos os outros isoladamente.

Quando o objetivo for apenas obter uma rápida atualização sobre algum tema novo, basta selecionar dois ou três textos, sejam artigos ou livros, de autores que tiveram reconhecido sucesso na prática do assunto em questão. Consultas diretas a especialistas complementarão a leitura dos textos e, quando justificável, deverão ser realizadas experiências pessoais para confirmar os resultados divulgados.

Este é um modelo para se pesquisar bem. Após esta etapa, é preciso ler com velocidade variável, de acordo com a importância do tema.

A leitura superficial deve ser feita rapidadamente, numa velocidade tal que você não consiga sequer pronunciar as palavras individualmente, até que encontre a informação específica que mereça atenção especial, ao passo que a leitura visando à compreensão exige maior lentidão. A leitura dinâmica, conforme divulgada em muitos livros e cursos, não traz contribuição real para quem não aprendeu a ler bem. Equivaleria a correr antes de aprender a andar.

Quanto à habilidade de escrever, ela se dará automaticamente, à medida que os resultados da leitura sejam registrados para comunicações posteriroes. Ler bem induz a que se escreva bem.

A Internet tem tornado cada vez mais fácil pesquisar informações públicas. A livraria virtual Amazon.com, por exemplo, tem cerca de 2,5 milhões de títulos catalogados. Por meio da empresa Carlweb, você terá acesso a 17 mil revistas especializadas de todas as áreas do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário