terça-feira, 8 de dezembro de 2009

3 ATITUDE CIENTÍFICA

O padrão genérico de integração entre o pensamento e a ação, gerador de aprendizagem e melhoria contínuas, será aqui apresentado como uma versão simplificada do método científico. Essa versão foi massificada nas empresas japonesas com o nome de PDCA, significando: planejar, desenvolver, checar, atuar, compondo um ciclo completo de realização.

Em termos operacionais genéricos, o ciclo pode ser expresso como: 1) estabeleça um objetivo, ou hipótese a ser testada, estude o assunto e crie um plano para consecução do objetivo establecido; 2) desenvolva o plano; 3) cheque se os resultados estão de acordo com o objetivo e tente compreender as relaões de causa e efeito envolvidas; 4) a partir dos resultados alcançados, crie um novo padrão (novo padrão de execução, novo processo, novo produto) e repita o ciclo de 1 a 4. Neste momento, o ciclo poderá ser acionado para estabilizar, manter ou elevar os resultados a novos patamares, além de se iniciar outro projeto.

Os passos de 1 a 4 podem ser desdobraos em passos mais detalhados para situações específicas, assumindo a forma de diferentes métodos, aplicáveis a diferentes situações. Por exemplo, no gerenciamento de organizações, esse detalhamento poderia receber o nome de metotodologia de identificação e solução de problemas; gerenciamento pelas diretrizes; sistema de desenvolvimento de produtos etc..

A expressão girar o PDCA tem sido usada para dissemianr a idéia de que todas as pessoas, sem exceção, gerenciam alguma coisa, em contraste com o famosos PODC - planejar, organizar, dirigir e controlar, que foi idealizado para as pessoas em posição de chefia apenas, criando uma visão elitista de gerenciamento.

Convém ressaltar que esse ciclo genérico é de natureza universal. Em ações de ciclo curto, ele executado instintivamente, sem necessiddae de explicação e documentação. Sob este aspecto, qualquer ação bem-sucedida, mesmo quando baseada em tentativa e erro, implica girar o PDCA. Portanto, só se justifida explicitá-lo para ações complexas, o para o treinamento em massa no sentido de se adquirir uma atitude científica pragmática.

Uma característica do método científico, talvez a mais importante, é que não se deve ter apego a nenhuma hipótese de trabalho ou intuição que, submetida à experimentação, se mostre falha. Dessa forma, nenhuma prática que não possa ser explicada em termos de relações de causa e efeitopode ser generalizada. Assim, qualquer modelo que funcione em outras situações só pode ser adotado em situações novas como uma hipótese a ser testada.

Embora a atitude científica seja fundamental paea se criarem modelos aplicáveis à previsão de fenôme os naturais, ainda não se conseguiu criar modelos confiáveis que levem em consideração a vontade humana. Muitas experiências mostraram que fatores psicológicos afetam o comportamento humano de tal forma que não há como adotar um atitude verdadeiramente científicna eventualidade de sua ocorrência. Como ciclode realização, entretanto, o PDCA representa uma abordagem prática e útil, pois, a idéia de fechar o ciclo evita que a experiência seja dada por bem-sucedida antes da hora, tenha o ciclo curta ou longa duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário